Palestra em Chiang Mai – Tailândia

Tempo de leitura: 3 minutos

Chiang Mai é uma cidadezinha muito simpática, que de uns anos pra cá virou parada obrigatória de qualquer nômade digital (quem trabalha com negócios online de qualquer lugar do mundo)

A cidade é barata, com ótima internet e com muita diversidade cultural. Em Chiang Mai, é muito fácil encontrar pessoas de diversas partes do mundo vivendo 1 ou 2 meses por lá.

Pesquisei e descobri que um dos responsáveis de colocar Chiang Mai no mapa do empreendedorismo digital no mundo foi um cara chamado Johnny FD. Ele criou um negócio de dropshipping e morava em Chiang Mai. Fazia diversos podcasts e posts mostrando como a cidade é barata pra se viver e ótima para se empreender. Muitas pessoas foram lendo aqueles posts/ ouvindo seus podcasts e indo conhecer o lugar. Bem, eu fui uma dessas pessoas. Hoje o Johnny FD não mora mais lá, e vive viajando pra diversos países o tempo todo

Baseado em um artigo que eu li, fui conhecer e dar uma palestra para a comunidade empreendedora de lá. Participei de um Meetup que acontece todas as sextas feiras a convite do Peter e do James (que por sinal são MUITOOOO gente boa)

O meetup se chama Nomad Coffe Club com 4.600 membros no grupo do Facebook. Aparentemente esse grupo foi criado pelo próprio Johnny. O James e o Peter hoje são os responsáveis por organizar eventos para o grupo

Fiz uma palestra com o título de Novas Tecnologias para empreendedores (Growth hacking) no Library Coffee & Salad Bar em Chiang Mai. O lugar é bem simpático e diferente. É uma mistura de biblioteca com café.

Fizemos na parte de cima. Achei que iriam umas 5 pessoas no máximo. Para minha surpresa, apareceram 60!

Acabei não centralizando a câmera para gravar a palestra. Então fiquei bem no canto da imagem.

Quando o público é pequeno, tento ser o mais interativo possível e conversar normalmente com a plateia, tentando conhecer alguns pessoas que ali estão.
Abaixo segue o vídeo de alguns trechos da palestra.

Dando uma espiada no slide para fazer a palestra

No fim, foi quase como um bate papo. Foi bem interativo, todos compartilharam ferramentas que conheciam e perguntavam bastante para tirar dúvidas.

Nesse dia também fiz uma LIVE direto para o Facebook. Usei o programa XSplit + SparkoCam + DSLR T2I + Microfone para celular Rode +Laptop com internet. Juntei os 5 itens e fiz a LIVE. O Xplit permite transmitir imagem de 1 ou v;arias cameras direto pra LIVE. O SparkoCam transforma sua DSLR em Webcam para transmitir com muito mais qualidade. O Microfone Rode eu ligo direto no meu laptop e me permite ter um som profissional nas lives, sem aquele eco.

É muito simples fazer a transmissão, mas a bateria da câmera acabou antes de finalizar a palestra. Descobri que a melhor forma de fazer LIVES profissionais de palestras é com a câmera ligada direto na tomada.

Eu gostaria de dizer pra você. Independente do lugar ou do número de pessoas que você vai falar, faça o seu melhor e grave tudo! Seja para aprendizado, seja para o seu portfólio. Gravar as palestras é o melhor investimento que faço.