Capacitação Lean Canvas com Ash Maurya em Buenos Aires

Tempo de leitura: 2 minutos

Participei do workshop Lean Canvas com o criador da ferramenta Lean Canvas, Ash Maurya em Buenos Aires.

Fiz algumas perguntas pro Ash em vídeo. Dê uma olhada abaixo:

Fui com os amigos empreendedores Renato Santos, Adriano Telles e Juscelino do Banco do Brasil.

No primeiro dia,  Ash passou um bombardeio de informações pertinentes para a metodologia Lean. Muitas delas já eram usadas pela comunidade de Startups, mas prestando bem atenção, sempre tem uma coisa ou outra que podemos aprender a mais. Por exemplo, a importância de separar usuários de clientes.

Um outro conceito que vale ressaltar segundo Ash Maurya é que muitas pessoas pensam que um MVP (produto mínimo viável) é criar um produto que baixo custo e gastando pouco tempo que gere valor para o cliente em potencial final.

Abaixo a foto treinando pessoalmente o Lean Canvas com Ash Maurya, o empreendedor criador da metodologia.

Dia 2

No segundo dia aprofundamos mais um pouco na estrutura lean. Falamos sobre validation board. Também foram passadas diversas outras estratégias para Startups em geral melhorarem seu Modelo de Negócios. Seguem imagens abaixo:

Esse validation board, adaptado pelo Ash Maurya, é uma ótima ferramenta para organizar o seu build, measure and learn. Em uma parte da ferramenta usamos princípios do Kanban startup

Também foram passadas diversas outras estratégias para Startups em geral melhorarem seu Modelo de Negócios.

Abaixo, outro vídeo com definições e explicações do Ash sobre sua ferramenta e estratégias. Ele fala no vídeo a diferença entre o business model canvas e o lean canvas.

O Ash Maurya não é uma pessoa muito didática. Você deve ter muita paciência e vontade para fazer o workshop de Lean Canvas com ele. Claro que não há ninguém melhor que ele para explicar sobre a metodologia pois ele mesmo a criou, mas ficamos dois dias ouvindo muitas informações com o mesmo tom de voz e sem muita interação. Pra quem está indo sem sangue nos olhos, melhor nem ir.