Consultoria Feira IMEX Alemanha

Tempo de leitura: 2 minutos

Fui contratado como consultor da missão técnica internacional sobre inovação em eventos na Feira IMEX, maior Feira de eventos do mundo, localizada em FrankFurt, na Alemanha. A Feira é imensa e encontramos em torno de 15 Startups que estavam focadas em eventos com Stands de apresentação por lá. A participação de Startups em Feiras está crescendo rápido.

O forte dessa da IMEX é a promoção de países. Cada um com a sua própria inovação para atrair organizadores de eventos para que façam o próximo grande congresso em seu respectivo país. Interessante ver que não existe muita diferença relacionada a inovação de um país para o outro. Todos tem ideias muito parecidas que não trazem grandes vantagens como diferencial. De 3 anos pra cá, muitos segmentos vem percebendo a importância de Empresas de base tecnológica em um campo de atuação específico de seu segmento. Grande parte das ideias ligadas a tecnologia podem acelerar muito um negócio convencional se usado da maneira correta.

 

 

 

 

 

 

Na minha consultoria exploramos bem as inovações da feira.  Consegui passar alguns conceitos de forma clara e grande parte das pessoas entenderam os próximos passos necessários para inovar em organização de eventos no Brasil. Foi possível observar também como Economizar Tempo e Dinheiro em qualquer tipo de processo. Vistamos várias Startups que estavam expondo por lá. A maioria eram ideias que já existiam em outros lugares, sem nenhum diferencial. Depois dessa missão técnica, pude perceber porque os Brasileiros são conhecidos como um povo criativo. Realmente aqui no Brasil estamos a anos luz na frente de outros países quando se diz respeito a criatividade. O nosso problema é a execução mal feita, ou muitas vezes feita pela metade por falta de capacitação e principalmente confiança. Percebo que fora do país, os estrangeiros criam Startups sem nenhuma inovação, mas são persistentes, testam e vão até o fim com bastante qualidade no processo, graças a capacitação e a educação que grande parte das universidades fora do Brasil conseguem passar.

Para estimularmos a criatividade em nosso tempo livre, fizemos alguns passeios pela cidade. Fomos a um dos maiores Estádios de futebol do mundo para entender melhor sobre gestão e experimentamos comidas típicas que com certeza foi um salto para a nossa criatividade! Seguem abaixo algumas fotos.