Capacitação Walt Disney World

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A mais de 10 anos atrás, tive a oportunidade de trabalhar na Walt Disney World por 4 meses em Orlando, FL. Entender a cabeça do Sr. Walt Disney quando você faz parte do time, é bem diferente do que ler em livros ou ver na internet. Walt Disney era um criativo muito focado na qualidade do atendimento. No curso preparatório que fiz, meu instrutor da Disney ensinava os 4 pilares focado na alta performance Disney. Hoje eu levo esses mesmos pilares para dentro do mundo empreendedor, quando eu vou criar uma startup ou um Website depois de ter validado minhas hipóteses.

Ele dizia que, para nunca mais se esquecerem de você ou do seu negócio, e que você consiga atingir o máximo de conversão possível, você precisa focar em 4 pontos. Perceba se dos websites de sucesso que você conhece pelo mundo, se eles não fazem esses 4 pontos abaixo. (Mesmo que seja nos detalhes)

Primeiro Ponto: APRENDER

Quando você pessoa física, esta com conversando com alguém, ou em alguma reunião que é de extrema importancia você ser lembrado pela pessoas que você esta conversando, essa pessoa aprende algo com você? Quando eu entro no seu Website, eu aprendo alguma coisa com ele? Não? Então me desculpe mas o seu Site não vai ser lembrado pelas pessoas que entraram. Se eu entro no seu site, eu preciso aprender alguma coisa, nem que sejam pequenas coisas. Exemplo: Como funciona o website com um pequeno toque de inovação, ou toda vez que eu entrar no seu Website eu vou descobrir uma curiosidade diferente, ou ainda… Uma forma de User Experience bem diferente ou um artigo inovador. Isso meus caros, segundo Walt Disney, é um dos 4 pontos do sucesso de sua Empresa.

Segundo Ponto: DIVERTIR

Quando eu digo divertir, não estou dizendo nada muito difícil de se fazer. Não é pra contratar o Fábio Porchat pra divertir, não é isso! O que eu digo aqui é perceber as vezes um pequenos detalhe. Por exemplo a Logo do Google é uma logo divertida. Os números das paginas la embaixo são acompanhados com o oooooo de Gooooooogle. Isso ja é uma coisa divertida. Outro exemplo é quando acontece qualquer data comemorativa, o Google redesenha a logo deles para comemorar a data. Quando eu entro no teu site, eu me divirto com ele?

Terceiro Ponto: ASTRAL

O que é ter um astral? Ter um astral é fazer ou tornar algo seu. Sua assinatura. Exemplo: Um perfume que apenas eu uso todos os dias, sempre que alguém que passa muito tempo comigo sentir esse cheiro em outro lugar vai lembrar de mim. Uma gíria que só eu fale, uma música diferente que eu adoro cantar etc… Algo único só meu. Vamos pegar o Exemplo do Google novamente. Se pegarmos qualquer logo e colocarmos uma letra de cada cor usada no google, o que vamos pensar? Google! Se virmos um botão de “Gostei” ou “Curtir” em qualquer outro lugar que não seja o botão do Facebook, em qual rede social vamos lembrar? Então isso é ter um astral. Pense em uma Assinatura para sua Startup.

Quarto Ponto: SUPRESA

O Efeito Surpresa é um dos pontos mais importante para qualquer negócio! Além de vários outros fatores, ele consegue conquistar a Fidelidade do seu cliente. Eu vou entrar mais em detalhes em algum outro POST sobre ele. Mas só para dar um exemplo… Os E-commerces tem uma estratégia muito boa usando o efeito surpresa para conquistar a fidelidade do cliente. Depois de sua compra, o E-Commerce diz que seu produto vai chegar em 7 dias por exemplo. Mas na verdade seu produto vai chegar em 4 dias. Eles dizem que vai chegar em 7 dia não pela margem de erro da logística deles, mas sim pelo efeito surpresa. Quando eles te dão uma expectativa que vai chegar em 7 dia, você fica esperando. Se sua encomenda chegar em 7 dias você vai dizer, ok legal, eles cumpriram o que prometeram. Se o produto chegar em 4 dias você vai ter um sentimento muito maior e vai automaticamente pensar que a empresa é competente e ganhar uma confiança a mais nela.

Pense nisso!

Uma outra mensagem que eu quero deixar nesse post é: Não importa muito se sua Startup deu certo ou não, se sua empresa deu certo ou não. A vida é feita de experiencias, e o jogo é você conseguir o máximo delas no menor tempo possível. Em qualquer lugar que eu estou, eu tento sempre ganhar o máximo de experiencia possível e aprender. Mas muitas vezes você aprende não com aulas teóricas e práticas de um tema, mas sim com seus amigos ou pessoas que você gosta, se divertindo e “Deixando a vida te levar” um pouco… Gravei esse vídeo em 2007, na época que trabalhei na Disney, e sempre gosto de rever para lembrar dos bons momentos que compartilhei com amigos que fiz lá. O que realmente importa, não é como você adquire a experiência, mas sim como você reorganiza essas informações aprendidas para usar no dia a dia de sua vida tanto no profissional como no pessoal.