O que é internet das coisas, inteligencia artificial e big data ?

O que é internet das coisas, inteligencia artificial e big data ?

Tempo de leitura: 6 minutos

São Paulo 2020 fui palestrante de inovação do evento FENAE da Caixa Econômica Federal. Apresentei as melhores tecnologias para centenas de pessoas e o evento foi excelente! Uma forma interessante de saber se sua palestra foi boa, é contar o número de pessoas que vem falar com você ao final da apresentação. Se muitas pessoas forem falar com voce, bingo! Sua apresentação foi ótima! Importante também sempre lembrar de avaliarem sua palestra na internet.

CONTEÚDO

Na palestra, apresentei ferramentas como o Hunter.io, (buscador de emails profissionais em segundos) Covve app (CRM de contatos da sua agenda que une noticias em tempo real com pessoas da sua agenda que trabalham no lugar da notícia), clipomatic para criar legendas automáticas de videos e diversas outras tecnologias incríveis.

Mas no início da palestra, expliquei com um exemplo que todos conseguissem entender rapidamente o que é internet das coisas, inteligencia artificial e bigdata.

Dá uma conferida nesse vídeo e veja se consegue entender também

Palestrante de inovação Tony Ventura em São Paulo

Esses 3 tópicos são com certeza assuntos muito comentados em qualquer evento de tecnologia. Pra você não ficar perdido, vou explicar abaixo o que é cada um desses termos

Internet das Coisas

A internet das coisas é um conceito que está entrando em voga no mundo desde 2010, onde objetos como uma geladeira por exemplo, está ligado a internet para fazer pedidos a um supermercado baseado no que está faltando na sua casa. Isso é possível ser feito utilizando o bigdata e a inteligencia artificial em conjunto.

Exemplos reais de internet das coisas

Uma cadeira monitorando sua dieta

Sim, é possível que sua cadeira esteja conectada com a internet no futuro. Assim que você sentar na sua cadeira preferida, ela vai pesar você e ver se sua respiração está de acordo com a média das vezes que você se sentou naquela cadeira.

Se o peso estiver acima do normal, a cadeira poderá enviar um comando para o IFOOD, encomendando automaticamente um almoço mais saudável nos próximos 2 dias. (isso se você pre autorizar que a cadeira monitore sua dieta)

Ifood inteligencia artificial
Ifood inteligencia artificial

Big Data

Objetos ligados a internet para fazer pedidos a um supermercado damos o nome de internet das coisas. Mas a internet das coisas náo tem sentido sem algo chamado bigdata. O BigData é um banco imenso de registros. Por meio de um sensor na geladeira por exemplo, ele capta informações sobre o comportamento da sua família, guardando quantas vezes voce ou seus filhos abrem a porta da geladeira e quantas cervejas você toma por dia. Tudo fica gravado. Depois de algum tempo, sua “geladeira” entende seu comportamento de consumo e já toma a iniciativa, por meio da internet das coisas, de fazer um pedido a o supermercado antes da sua cerveja acabar.

Exemplos reais de bigdata

Escrever uma noticia na internet automaticamente do tamanho, formato e usando palavras que agradam mais o seu publico alvo

Um bom exemplo é quando o BigData captura dados (com a devida autorização) das pessoas que estao lendo uma noticia na internet.

Ele consegue saber quanto tempo o visitante ficou com a pagina da noticia aberta, se navegou pra cima ou pra baixo no site, onde o mouse passou e ate mesmo onde estava a atencao da pupila dos seus olhos por meio da webcam do seu computador.

Com anos e anos de informações coletadas pelo bigData, ele vai conseguir sugerir um texto jornalistico 100% eficaz e de boa leitura para o publico alvo do jornal. Um robô coleta a noticia e, por meio da inteligencia artificial, escreve esse texto dentro dos padrões da perfeição daquele publico.

robo para escrever noticias
Robo para escrever noticias

Inteligencia artificial

A inteligencia artificial nada mais é que a responsável por analisar o comportamento mais constante no bigdata e tomar uma decisão por você. Essa decisão pode ser tomada usando a internet das coisas. Por exemplo: O bigData coletou informações da sua geladeira durante o ano todo, e percebe que você normalmente toma 2 cervejas por dias. Se você tem apenas 3 cervejas na geladeira, baseado no seu comportamento no ultimo ano, a inteligencia artificial vai ver que amanha vai faltar cerveja, então vai pedir mais 20 cervejas no supermercado hoje, pra que amanha você já tenha reposto seu estoque.

A inteligencia artificial toma uma decisao pelo ser humano (se voce pre permitir ) baseado na maioria.

Outro exemplo. As cameras de uma estrada interestadual gravam 300 acidente por ano em uma determinada curva. 220 acidentes dessa estrada acontecem do lado direito da pista. Essas informações coletadas pela câmera, podem ser passadas pra carros com inteligencia artificial. Na hora que esse carro vai passar nessa mesma pista e ve um risco de acidente, o carro vira automaticamente pra esquerda.

A inteligencia artificial toma a decisão por voce baseado no seu comportamento ao longo de do tempo.

Se mais que 50% das vezes voce tem um determinado comportamento, a inteligencia artificial vai fazer exatamente o mesmo por voce sem precisar te perguntar (se voce pre autorizar antes)

Exemplos reais de inteligencia artificial

É claro que no inicio, não iremos usar a inteligencia artificial pra tudo. Serão somente alguns trabalhos mais chatos que ela vai nos servir como:

Repetir as compras mensais do supermercado quando o seu estoque tiver perto do fim

Mais ou menos como esses botoes que muitos americanos usam em suas casas. Quando algo está próximo a acabar, você aperta o botão e automaticamente seu pagamento é feito e seu pedido realizado.

Com a inteligencia artificial, esses botoes não serão necessários pois já vai estar registrado a frequência que você utiliza seus produtos preferidos e quando estiver perto de acabar, um pedido sera enviado para o supermercado automaticamente para você não ficar sem estoque.

Botoes inteligentes novas tecnologias amazon
Botoes inteligentes novas tecnologias amazon

Receber seu pagamento sem perguntar se é credito ou debito com seu cartão de credito favorito

Sabe quando você vai pagar uma conta e te perguntam se e credito ou debito? Uma vez ou outra não tem problema. Mas quando te perguntam isso 20 vezes por dia fica muito chato. A inteligencia artificial pode tomar a decisão de escolha por você baseado no seu saldo bancário e no melhor programa de pontuação do seu cartão daquele dia.

maquina de cartão de credito nfc do futuro
maquina de cartão de credito nfc do futuro

“Se você conhecer a ferramenta certa antes do seu concorrente, sua concorrência some!”

Falo muito essa frase que criei nas minhas palestras de tecnologia e inovação.

Muitas pessoas trabalham horas, se esforçam durante anos, pra conseguir um resultado igual ou inferior as pessoas que conhecem e usem da maneira correta as ferramentas que estão disponíveis na internet.

A Atualização tecnológica é uma necessidade real de todas as empresas do mundo. Quem náo se atualizar tecnologicamente vai perder muito no mercado atual.

Como palestrante de tecnologia e inovação, mostro as melhores ferramentas para meu público e juntos, abrimos uma nova porta para uma nova era.

E voce, está preparado para estar a frente dos outros?

palestra de inovação
Palestra de Inovação

Forte abraço

Tony Ventura Especialista em Novas Tecnologias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *