Curso Lean Startup com Eric Ries

Curso Lean Startup com Eric Ries

Tempo de leitura: 2 minutos

Dessa vez fui fazer uma capacitação com Eric Ries, autor da metodologia e do livro Lean Startup (A Startup Enxuta).

Eric com certeza é uma pessoa carismática e que sabe passar o conteúdo muito bem. Pra quem já trabalha com a metodologia Lean e já leu o livro do Eric, não verá nada de novo. Mas é sempre bom participar de um workshop com o criador da metodologia para reforçar crenças e tirar dúvidas.

Tony Ventura especialista em tecnologia com Eric Ries

Um dos pontos fortes do curso, é que Eric Ries colocou todos presentes para trabalharem e verem como funciona o método Lean na prática. Ficamos o dia inteiro juntos e as dúvidas de todos foram tiradas de forma individual.

Eu é claro, perguntei muitas coisas, tanto para me certificar quanto para tirar dúvidas pois como consultor, criei a primeira metodologia de Startups do Sebrae utilizando o método Lean Startup.

Agora imagina, estar junto ao Sebrae na capacitação de milhares de pessoas não é brincadeira. Nada melhor do que estar junto aos próprios criados de conceitos utilizados na metodologia.

Na foto abaixo, estou debatendo com Eric Ries algumas ideias baseadas no exercício que ele pediu pra ser feito.

Você nem percebe o tempo passar. Na foto abaixo, eu e o consultor Cláudio Brito da Acelera Startups, estamos fazendo o exercício do telefone.

Nesse exercício, o foco é diminuir ao máximo o tempo perdido com um planejamento desnecessário e tentar vender seu produto (mesmo que sua ideia ainda esteja no papel) para seu potencial cliente que é determinado algumas horas antes da capacitação.

Qualquer ligação é válida, o importante é pegar o telefone e ligar para entender como seu potencial cliente reage com o que você está oferecendo.

Depois tínhamos que apresentar os resultados.

Ao final do dia, gravei alguns vídeos com Eric Ries e um deles estou postando abaixo. Umas das grandes dúvidas dos empreendedores brasileiros é sobre métricas chave. Quando devemos parar de validar?

Eric Ries responde:

Com certeza este é um curso que vale a pena ser feito, seja você um expert no assunto, ou alguém que esteja iniciando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *