Palestra de Tecnologia no México

Palestra de Tecnologia no México

Tempo de leitura: 3 minutos

Palestrar em outro país é sempre uma energia diferente. Por causa da cultura de cada lugar, você nunca sabe qual será a reação do público em alguns momentos da palestra. Porém, percebi que certas frases que falo, em todos os lugares do mundo a reação é a mesma. Basta ter o timing certo e a conexão certa com sua plateia.

Viajei como palestrante de tecnologia para Cancún, Guadalajara e Cidade do México. A palestra de tecnologia de Cancún foi para um público de empreendedores na área de moda, porém não conheciam muito o que a internet tem a oferecer. Eu vejo isso acontecer no mundo todo. As novas tecnologias se encaixam bem na maioria dos negócios e por incrível que pareça os empreendedores, empresários não conhecem boas ferramentas para ajudar seu trabalho. Nessa palestra em específico, todos ficaram surpresos com as ferramentas web apresentadas e enquanto falava, eu podia perceber todos anotando com muita atenção.

Ó título da palestra foi Novas Tecnologias para empreendedores. Como especialista em tecnologia, falei sobre as melhores ferramentas que pesquisei para a área de moda.

Segue um vídeo com um resumo de como foi minha palestra em Cancún e como eu mostro essas tecnologias

Na minha palestra em Cancún aconteceu tradução simultânea para o espanhol, e foi um pouco estranho ficar falando e parando a cada 30 segundos para traduzirem.

Em um determinado momento da palestra, os slides sumiram. Claro que eu tinha que fazer alguma coisa, então resolvi improvisar! Segue um trecho da música que veio a cabeça na hora. O palestrante em determinados momentos deve ser como um ator e sabe o mínimo para entreter seu público, obviamente que sempre embasado no máximo de conhecimento que você pode passar. A palestra deve ser um equilibrismo entre entretenimento e boas informações.

Quando eu viajo para dar palestras fora do Brasil, tento sempre levar minha câmera Canon FX100, tripé semi profissional e meu microfone de lapela sem fio da Senheiser. Acredito que no futuro, você poderá usar equipamentos menores e mais práticos para gravar suas palestras. Tento sempre gravar o máximo para que eu consiga estudar minhas palestras e melhorar os pontos fortes e administrar os pontos fracos. Como na maioria das vezes viajo sozinho, monto minha câmera no tripé no meio do público, coloco o microfone na camisa e faço a palestra.

A foto abaixo mostra a câmera que levo pras viagens.

Palestrante Tecnologia Tony Ventura em Cancún - Palestra de Novas Tecnologias

Recebi um presente no final do evento em agradecimento pela minha palestra. Uma placa de madeira com meu nome esculpido. Quase não tinha espaço para colocar na mala, mas eu dei um jeito de trazer. É um daqueles presentes que você guarda pro resto da vida. Não dá pra ver meu nome da placa de madeira na foto abaixo.

Palestrante Tecnologia Tony Ventura recebendo premiação em Cancún

A palestra de Guadalajara também foi muito boa. Falei sobre Novas Tecnologias para uma Startup do Vale do Silício que está a um ano em Guadalajara e tem em torno de 100 funcionários.

Claro que todos os funcionários não podiam assistir ao mesmo tempo, então palestrei para mais ou menos 60 pessoas com eles se revezando em grupos de 20 pessoas na sala, muito menos que a palestra de Cancún.

Palestrante Tecnologia Tony Ventura falando de novas tecnologias em Guadalajara México

O México é um lugar que com certeza quero voltar para falar de novas tecnologias. Muitos empreendedores que querem fazer a diferença e um lugar incrível com pessoas fantásticas que se esforçam para melhorar a cada dia que passa!

Enquanto isso, continuo minha pesquisa de tecnologia diária para a cada dia que passa me chegar mais perto de me estabelecer como o maior especialista em tecnologia do mundo.

Obrigado México!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *